Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


O uso do Twitter pelas micro e pequenas empresas

Edição: 10/2010

No Twitter é possível ao participante seguir outros membros da rede social e ser seguido também, de forma que o participante pode adicionar ao seu perfil outras pessoas, sendo que todas as postagens realizadas por estas pessoas aparecerão também no seu Twitter, o mesmo ocorrendo com quem adicionar esse participante, gerando assim grandes grupos de seguidores/ seguidos.

Por ter um espaço limitado, onde cada mensagem tem no máximo140 caracteres, muitos utilizam o Twitter como um microblog, ou seja, um espaço destinado à veiculação de outras mensagens de interesse e não apenas um relato do que o seu autor tem feito.

Além de tudo isso, os participantes do Twitter são considerados mais abertos à publicidade, diferente de outras redes sociais onde os participantes podem limitar o acesso às suas mensagens e seguidores a um grupo restrito de amigos. No Twitter, qualquer participante pode ver o que outros membros da rede estão postando, não havendo como restringir o acesso à suas mensagens e seguidores.

Estes dois fatos em especial têm despertado o interesse de inúmeras empresas, que utilizam o Twitter para divulgação de seus serviços e produtos e ainda para acompanhar o que os internautas que participam dessa rede social acham de suas empresas. Dessa forma, o Twitter pode ser uma ferramenta valiosa de marketing também para as micro e pequenas empresas.

Neste sentido, é aconselhável que a micro e pequena empresa interessada tenha um mínimo de estruturação no mundo digital, tendo pelo menos um site próprio para divulgação de seus produtos e serviços que os membros do Twitter possam acessar, e que tenha condições de dar conta da demanda eventualmente gerada, visto que o Twitter é uma rede mundial.

Outra questão relevante para a participação das micro e pequenas empresas é saber dosar a quantidade de publicidade divulgada no Twitter, visto que o excesso de mensagens publicitárias poderá resultar no isolamento dessa empresa por parte dos demais participantes dessa rede social.

Por fim, para uma empresa participar do Twitter é necessário que ela esteja preparada para lidar com críticas, não deixando sem resposta as mensagens desfavoráveis eventualmente enviadas. Antes, é aconselhável que a empresa participante do Twitter utilize tais críticas para melhoria constante do seu atendimento, agradecendo as críticas e sugestões apresentadas.

Um exemplo de como algumas empresas têm utilizado o Twitter é o de realizar ofertas relâmpago para os primeiros 100 seguidores após o anúncio de tal oferta. Aqui a criatividade fala mais alto.


Fonte:
http://borishermanson.wordpress.com/2009/11/11/o-uso-do-twitter-pelas-micro-e-pequenas-empresas/

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (1)

-
EU GOSTO DA CONSULTORIA DA SEBRAE É PRA NOSSO CONHECIMENTO E APRENDIZADO.

Boletins especiais