Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Tendências devem orientar as ações das MPE

Edição: 10/2010

As tendências geram transformação na vida das pessoas, trazem uma série de inovações e expressam a necessidade de uma sociedade. É diferente de modismos, como as coleções de roupas, sapatos e acessórios, que mudam a cada estação.

Para que possamos criar tendências é preciso ter um olhar visionário, estar aberto para um novo modelo mental e sair da zona de conforto. Devem-se identificar as necessidades existentes no mercado, e, ao tentar resolvê-las, podemos criar produtos que se tornarão tendência durante décadas.

Você duvida? Alguns produtos foram as principais tendências no Século XX, e hoje é impossível nos vermos no mundo sem eles: o anticoncepcional foi primordial para a emancipação das mulheres; a internet transformou a comunicação mundial; e o Viagra deu ao homem a possibilidade de ter qualidade de vida na terceira idade, e não apenas uma sobrevida.


O que é tendência?
Como podemos identificar uma tendência? A primeira e principal forma de identificarmos uma tendência é olhar os acontecimentos e analisar o que está mudando. No Século XXI, são tendências:

• Nova estrutura de ciclo de vida e familiar: mulheres solteiras, relações consensuais, várias famílias sucessivas, casais gays;
• Sustentabilidade: política ambiental;
• Conteúdo e transparência: a humanização das marcas, sobretudo mostrando seus defeitos e pedindo desculpas;
• Beleza e Design: a valorização de homens e mulheres comuns;
• Bem-estar: consumo de alimentos orgânicos, campanhas antitabagismo;
• Longevidade: pais e mães cinquentões, longevidade no trabalho;
• Diversidade: gay friendly, consumo do multiculturalismo (várias etnias);
• Get Free: Política de descontos, fidelidade dos consumidores compartilhada por várias empresas.
Acompanhar as tendências é muito importante para os micro e pequenos empresários. É importante compreender as mudanças sociais e as novidades para posicionar o negócio e se adequar às novas realidades.

* Joselma Carvalho é da Unidade de Acesso a Mercados do SEBRAE Nacional.


Fonte:
http://mercadoaoseualcance.wordpress.com/2010/02/04/tendencias-devem-orientar-as-acoes-das-mpes/

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais