Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Empreendedor brasileiro é apaixonado, antenado e independente

Edição: 06/2013

Apaixonado, antenado, independente, arrojado, pragmático e lutador. Esses foram os principais perfis encontrados em cerca de 3 mil empreendedores brasileiros. O estudo, realizado pela Endeavor com o apoio do Ibope Inteligência, chegou a essa conclusão depois de entrevistas com donos de empresas, potenciais empreendedores e outros jovens e adultos que não pretendem abrir um negócio próprio. Amisha Miller, gerente da área de Pesquisa e Políticas Públicas da Endeavor, explica que o levantamento permite o desenvolvimento de produtos e serviços específicos às características encontradas.



Os dados revelam que há mais negócios abertos por oportunidade do que por necessidade. O brasileiro passou a enxergar o empreendedorismo como uma opção de crescimento e independência financeira - e não só como alternativa ao desemprego.

A pesquisa reconhece ainda que, seja qual for o perfil do empreendedor, existe um grande déficit educacional a suprir. Entre os quatro maiores problemas enfrentados pelos empreendedores brasileiros, três estão ligados à falta de conhecimento relacionado à gestão de pessoas ao fluxo de caixa e à administração do negócio.

Perfis
Conheça algumas características identificadas pela pesquisa no grupo de empreendedores formais:
Apaixonado: Autossuficientes e de maioria feminina, entre 25 e 35 anos. Esse grupo ainda busca investimentos e recursos financeiros. Pode se beneficiar de cursos sobre acesso a capital, inovação e networking.

Antenado: Jovens com negócios em serviços. São bem informados e usam bastante a internet. O risco de falência e a incerteza com retornos financeiros são os principais obstáculos.

Independente: Empreendedores estabilizados e maduros. Não têm o hábito de acessar a internet. Podem ser donos de bares e vendedores ambulantes. Precisam conciliar a vida familiar e aumentar o acesso à informação.

Arrojado: Maduros e engajados. São majoritariamente homens e trabalham para o crescimento da empresa. Enfrentam insegurança com o retorno financeiro e dificuldade de conciliar a empresa com a vida pessoal.

Pragmático: Empreendedores jovens e por conveniência. Usam a internet e principalmente as redes sociais. Costumam trabalhar sozinhos, mas lidam com o baixo faturamento anual e falta de investimento.

Lutador: Informais e estabilizados, mas que não faturam muito. Têm menor nível de escolaridade e não acessam a internet. Dificuldades incluem baixa renda e falta de informações sobre como administrar o negócio.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (1)

-
Tenho uma lojinha no bairro, vendo fiado sempre tem um pobleminha, ainda dou comissão para minha aajudante, estar certo ?
-
Olá Adriana, boa tarde!

Está acontecendo esta semana em todo o estado do PR a Semana do Microempreendedor Individual de 1 a 6 de julho, confira a programação em sua cidade e participe: http://bit.ly/10gin4R  

Ou Ligue para a central de relacionamento do SEBRAE/PR 0800 570 0800 e se inscreva.

Obrigada e boa sorte!

Boletins especiais