Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


4 cuidados que as franquias devem tomar nas redes sociais

Edição: 06/2013

Estar presente nas mídias sociais é importante para qualquer marca hoje em dia - e as redes de franquias não querem ficam fora desta. Uma pesquisa realizada pela Dito, desenvolvedora de aplicativos sociais, aponta que 639 marcas de franquias têm página no Facebook.

Mas, no caso do franchising, atuar nesses ambientes exige cuidado redobrado. Se não houver uma estratégia de comunicação bem definida e alinhada entre os franqueados, a presença no Facebook pode atrapalhar em vez de ajudar.




A consultora Thais Kurita, especialista em assessoria jurídica para franquias da KBM Advogados, lista alguns cuidados que a marca deve ter para proteger sua imagem nas redes:

Centralizar a comunicação no franqueador
No mundo ideal, a franqueadora deve fazer toda a comunicação da marca em redes sociais. Além de padronizar a linguagem dos posts e auxiliar o monitoramento das páginas, a política facilita a gestão de crises, quando algum cliente reclama dos serviços, por exemplo.

Criar normas de conduta
Se a rede for muito ampla e a marca optar por permitir que cada franqueado faça suas próprias ações de divulgação, é preciso criar normas de conduta e divulgá-las amplamente, para que todos estejam na mesma página.

Orientar os franqueados constantemente
Vale tudo: circulares, workshops ou até mesmo reuniões presenciais. O importante é manter o franqueado sempre atualizado sobre como agir na gestão das redes, especialmente quando houver críticas ou reclamações de clientes.

Atenção na hora de vender produtos
Segundo Thais, a venda de produtos pelo Facebook é legal, mas o franqueado deve tomar cuidados em relação à imagem da empresa ao realizar transações do tipo. A regra é adotar no mundo virtual as mesmas diretrizes e condutas que valem para as negociações offline.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais