Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como realizar uma pesquisa de mercado para sua empresa

Edição: 07/2013

A pesquisa de mercado é uma importante ferramenta para obter informações do ambiente em que a empresa quer atuar. Seu principal objetivo é auxiliar nas decisões de marketing e aprimorá-las. Esse recurso está ao alcance de pequenas empresas ao contrário do que alguns empresários pensam. Contudo, dependendo da complexidade da pesquisa o ideal seria contratar uma empresa especializada.



Quando os custos para contratação de um instituto são altos para pequenos negócios, uma boa dica é contratar empresas juniores. Essas instituições são formadas por estudantes universitários que podem realizar pesquisas de menor complexidade atendendo muitas das demandas emergentes.

Mas, se a intenção é realizar sua própria pesquisa, uma dica é iniciar com pesquisas simples e testar as metodologias mais alinhadas com as necessidades do negócio. Uma pesquisa normalmente apresenta as seguintes etapas: definição de objetivos e público-alvo, definição da coleta de dados (dados primários ou secundários), escolha da metodologia, definição da amostra, elaboração de instrumentos de pesquisa, aplicação de pesquisa, tabulação e análise e por fim a tomada de decisão.

Importante lembrar que, muitas vezes, uma pesquisa com base em dados primários pode ser dispensada quando as informações já foram levantadas e publicadas em alguma fonte. Existem diversas fontes que podem ser consultadas como IBGE, Nielsen, Ibope, órgãos regulamentadores, etc.

Quanto à elaboração do instrumento de pesquisa vale ressaltar algumas dicas para questionários: não utilize perguntas constrangedoras, não force o entrevistado a usar a memória de longas datas ou a fazer cálculos, faça perguntas curtas, faça um pré-teste do questionário, use palavras simples, evite jargões técnicos e deixe as perguntas mais complexas para o meio ou fim da abordagem.
Um recurso simples e fácil de criar e disponibilizar questionários é por meio do Google Forms dentro do Google Docs. Guardadas as limitações desse recurso, é possível coletar dados e vincular a uma planilha no Google. Quando a planilha é vinculada ao formulário, automaticamente as respostas são transmitidas para a planilha. Não optando por esse recurso, as respostas podem ser vistas em “Resumo das respostas”.

Tomados os cuidados necessários e suficientes para uma pesquisa de marketing, a tomada de decisão tende a ser mais assertiva.

Fonte
Revista Exame
 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (3)

-
tenho duvidas, não sei como montar uma planilha ou questionário para fazer pesquisa de mercados e lugar para montar meu negócio
-
Olá Pedro, boa tarde!

Agende um horário com um consultor SEBRAE/PR e tenha um atendimento gratuito e personalizado. Para agendar ligue, 0800 570 0800.

Se preferir envie a sua duvida diretamente a um consultor SEBRAE Responde app.pr.sebrae.com.br/JCorporativo/Fale.do


Saiba em 8 passos como abrir um empresa, acesse: WWW.trilhadoempreendedor.com.br


Obrigada!
-
Olà Gostaria de saber se o sebrae poderi a indicar uma empresa junior parà realizzar um plano de negócios. Obrigado
-
Olá Claudia, boa tarde!

Obrigada por comentar. O SEBRAE/PR terá satisfação em auxilia-la em seu novo negócio, para isso, agende um horário com um dos nossos consultores ligando 800 570 0800.

Aproveite para saber em 8 passos como abrir uma empresa, acesse: www.trilhadoempreendedor.com.br

Obrigada e sucesso!
-
ESTA MATÉRIA NÃO PODERIA TER VINDO EM MELHOR HORA. ESTOU INICIANDO UMA PESQUISA AOS COMPRADORES DAS INDÚSTRIA DE CELULOSE, PAPEL E MADEIREIRAS DE TODO O BRASIL. FELIZMENTE AINDA ESTOU EM FAZE DE MONTAGEM. OBRIGADO E PARABÉNS POR ESTA MATÉRIA.SERÁ DE GRANDE UTILIDADE PARA MIM.
-
Olá José Carlos, boa tarde!

Obrigada por comentar.

Boletins especiais