Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


O momento certo de mudar

Edição: 07/2013

Muitos empreendedores que se dedicam à iniciativa de final de semana sonham um dia ter a empresa em tempo integral como sua principal atividade, principalmente aqueles que trabalham como empregados durante a semana.



Para saber se sua iniciativa de final de semana pode ser expandida para tempo integral, você precisará analisar o potencial do negócio, sua estrutura, equipe etc. e a sua dedicação de tempo, bem como suas responsabilidades.

O teste a seguir pode ajudar, mas lembre-se que será necessária uma análise mais completa antes da decisão final. Preencha com Sim e Não cada afirmativa apresentada.

1. Meu negócio tem uma carteira cativa de clientes que me garantem um faturamento mínimo mensal, o qual cobre todas as despesas fixas e variáveis e me rende um lucro de pelo menos 15% do faturamento.

2. Meus funcionários são todos contratados há vários meses, eu confio neles e eles querem ter mais envolvimento no negócio.

3. Eu tenho tempo para me dedicar à empresa em tempo integral, pois não estou envolvido com outros negócios ou como empregado.

4. Minha família me apoia na decisão e todos estão cientes de que será necessário um comprometimento ainda maior com o negócio, sendo que nosso tempo livre, quando tivermos, será escasso (pelo menos no início).

5. Eu fiz uma pesquisa com meus clientes e eles se mostraram animados com a ideia de poder comprar de minha empresa durante a semana. Em resumo, os clientes atuais aprovaram.

6. Eu coloquei todos os custos e despesas em uma planilha e cheguei à conclusão de que vão aumentar significativamente. Mas eu tenho reservas e/ou alternativas de investimento para essa nova fase da empresa.

7. Eu tenho vontade de crescer e fazer com que meu negócio se torne uma referência em seu setor. Isso me motiva a buscar desafios cada vez maiores.

8. Eu estou disposto a trabalhar por pelo menos mais 2 anos até ver o novo ponto de equilíbrio da empresa, já que estou praticamente começando um novo negócio.

9. Eu sei delegar e estou ciente de que não conseguirei controlar todas as atividades da empresa. Montarei uma equipe com responsáveis por atividades chave e me dedicarei cada vez mais à área estratégica da empresa.

10. Eu não me vejo à frente de uma empresa de final de semana nos próximos 2 anos. Antes disso, quero ter um negócio em tempo integral.

As respostas SIM indicam o quanto você e sua empresa estão preparados para a mudança. As respostas NÃO indicam que talvez ainda seja cedo para mudar o status de final de semana para tempo integral. Qual a sua conclusão?

Fonte
UOL Economia

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais