Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Quem é o investidor anjo?

Edição: 09/2013

Como o anjo também está se tornando popular no Brasil, principalmente devido aos eventos de empresas inovadoras de tecnologia e das aceleradoras que promovem o investimento em empresas startup, é natural que as pessoas vejam os anjos apenas como detentores do capital e que buscam oportunidades em troca de investimento.

Porém, o anjo pode ser considerado uma evolução do tradicional sócio capitalista. O sócio capitalista é aquele que entra com o dinheiro, recebe uma participação na sociedade e se mantém como sócio por tempo indeterminado, nem sempre agregando valor à gestão do negócio.



Não é geralmente um investidor profissional em negócios, mas busca diversificar seus investimentos como sócio de várias empresas. Já o investidor anjo possui algumas características próprias:

• O investidor anjo não é fácil de encontrar, é disperso geograficamente e procura não se expor. Assim, para chegar até ele a melhor alternativa é usar a sua rede de contatos e participar de eventos que tratem de investimentos em empresas nascentes.

• Eles investem em vários setores e geralmente em empresas em fase inicial de desenvolvimento, que demandam investimentos de R$ 10 mil a R$ 1 milhão. Como são bem relacionados, caso sua necessidade de aporte seja maior que a capacidade ou disposição de investimento do anjo, este poderá indicar mais investidores para o negócio e investir em grupo.

• O investidor anjo atua de forma parecida com a do capitalista de risco, já que busca uma rentabilidade acima da média para o negócio e não se vê como sócio indefinidamente. Seu objetivo é vender a participação na empresa para outros investidores ou para o próprio empreendedor quando o negócio se mostrar atrativo para outros aportes de capital.

• O investidor anjo quer ser ouvido na empresa e se você, como empreendedor, não quiser opinião alheia, estará transformando o anjo em inimigo.

• O perfil do investidor anjo corresponde a pessoas acima dos 40 anos, com experiência em negócios, com estabilidade financeira e que buscam diversificar seus investimentos apostando em empresas nascentes com alto potencial de crescimento.

Antes de apresentar seu projeto de startup a um anjo, você precisa estar ciente de como pensa e age este tipo de investidor para evitar problemas futuros de relacionamento.

Afinal, trata-se de um casamento com prazo de validade, ou seja, você e o investidor anjo começam o relacionamento sabendo que em determinado momento futuro haverá a separação e cada um seguirá seu caminho.

Fonte
UOL Economia
 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (6)

-
Como faço pra conseguir um projeto para mostrar a um Investidor anjo? e onde encontrar um investidor desse? e como participar de eventos que tratem de investimentos em empresas nascentes? o Sebrae promove esse tipo de evento?
-
Excelente
-
 Olá Claudiceia. Agradecemos seu comentário! Conheça também o nosso novo Blog, feito por especialistas em pequenos negócios: www.sebraepr.com.br/blog
-
tenho uma pousada na Barra do Sul...lindo lugar frente ao mar e preciso de investidor para divulgar e levar adiante o emprendimento.
-
Olá Maribel, bo dia!

Obrigada por comentar. Agende um horário com um dos nossos consultores através da central de relacionamento 0800 570 0800, o atendimento é gratuito.

Aguardamos a sua visita!
-
Como faço pra conseguir um projeto para mostrar a um Investidor anjo? e onde encontrar um investidor desse? e como participar de eventos que tratem de investimentos em empresas nascentes? o Sebrae promove esse tipo de evento?
-
Olá Regiane, boa tarde!

Obrigado pelo comentário. Acesse o SEBRAE RESPONDE no link: www.sebraepr.com.br/Portal/Fale.do e converse diretamente com um dos nossos consultores. Este serviço é gratuito. Sucesso!
-
Gostei desta pagina que o Sebrae tem , pena que não tem como se faz um projeto para mostra para o Empreendedor anjo pois e isso que estou precisando , por que visitei um consultor comercial de uma empresa em minha cidade e ele mandou que eu levasse o projeto de minha micro empresa para ele ver se dar para ser meu anjo padrinho , mais não sei como fazer preciso de uma dica. vocês podem me ajudar?
-
 
-
 
-
Estou pensando em diversificar,meu negócio do ramo industrial,montando uma máquina de fazer esmalte de unhas,num centro comercial,o que vocês me recomendam? É um bom negócio?terei retorno do capital investido?
-
Olá Edelsio, bom dia!

Obrigada por comentar. O SEBRAE/PR terá satisfação em auxiliar com ideias para o seu negócio, para isso, agende um horário com um dos nossos consultores ligando para 0800 570 0800. Tenha um atendimento gratuito e personalizado.

Conheça os novos vídeos da coleção SEBRAE Pocket, são mini aulas com dicas importantes para quem quer abrir ou já tem um empresa, acesse: bit.ly/135SnwK


Obrigada e boa sorte!

Boletins especiais