Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como criar um projeto ou uma plataforma de crowdfunding de sucesso?

Edição: 09/2013

Em uma cadeia de crowdfunding, é possível participar em três etapas: você pode ser a empresa que criou a plataforma e administra os projetos e os meios de contribuição; a pessoa, a empresa ou o grupo que cria, lança, divulga e realiza o projeto (se bem-sucedido, claro); ou aquele que se dispõe a contribuir.

Para participar da etapa de contribuição não há muito segredo, certo? Você entra em um site de crowdfunding, lê os projetos, analisa as regras para participar e investe seu dinheiro e tempo naquele(s) que mais interessar(em).




Mas muita gente vem querendo participar das duas outras etapas, de criar uma plataforma ou um projeto de crowdfunding, e aí as coisas não são tão fáceis. Escrevi recentemente uma matéria sobre empreendedores que estão investindo em sites de financiamento coletivo de nicho, o que mostra que esse mercado ainda tem muito a crescer. Com esse potencial, o número de projetos também tende a se multiplicar, criando um verdadeiro campeonato de MMA virtual para conseguir conquistar contribuidores.

Conversei com a Marina Miranda, diretora-geral da Mutopo Brasil e especialista em projetos digitais e crowdsourcing, e com Diego Reeberg, sócio-fundador do site de crowdfunding Catarse, para reunir algumas dicas de como criar uma nova plataforma ou novo projeto de crowdfunding de sucesso. Confiram:

Nova plataforma de crowdfunding
- O financiamento colaborativo depende da comunidade que apoia os projetos. Se você for criar um site para algum assunto ou mercado específico, descubra se haverá um número suficiente de pessoas interessadas em criar os projetos para a sua plataforma.

- Não perca de vista que seu site será um negócio. Seja profissional ao montar sua equipe e testar, lançar e divulgar sua plataforma. Determine de que maneira irá capitalizar a iniciativa.

- Você vai oferecer um local para que as pessoas divulguem suas ideias e consigam investimento. Mas isso não significa que você não deva fazer uma curadoria antes de lançá-las no ar. Isso evita possíveis oportunistas e charlatões ou projetos esdrúxulos e sem propósito.

- Defina como seu site vai se sustentar. A maioria das plataformas escolhe retirar um percentual do valor arrecadado pelos projetos bem-sucedidos, mas essa alternativa nem sempre é eficiente para o longo prazo. Pense em parcerias com empresas, projetos especiais e até em buscar pessoas com boas ideias que não sabem que você existe, mas que podem atrair dinheiro ou publicidade para o site.

- Assessore a divulgação dos projetos cadastrados no seu site. Afinal, o sucesso deles significa o sucesso do seu negócio. Reconheça também a participação das pessoas e de grupos que criam projetos – e também daquelas que contribuem.

Novo projeto de crowdfunding
- Criar um projeto funciona quase da mesma forma que montar um plano de negócios: você precisa saber se terá um público-alvo grande o suficiente para contribuir e torná-lo realidade. Será necessário também detalhá-lo ao extremo, pensar em como divulgá-lo e depois como realizá-lo.

- Lembre-se de que, no universo do crowdfunding, é muito importante reconhecer o valor de cada contribuição. Isso significa dar algo em troca: para cada quantia específica, escolha um presente ou uma recompensa, mesmo que de valores simbólicos. Agradeça publicamente a todos que contribuíram.

- Utilize as mídias sociais e a sua rede de contatos para tornar o seu projeto um sucesso. Todo esforço virtual pode resultar em novas contribuições.

- Se seu projeto é para uma nova empresa, colocá-lo em uma plataforma de crowdfunding é um ótimo momento para testar se ele terá aderência e chances de sucesso. É também uma boa oportunidade para recolher opiniões e feedbacks e fazer as modificações necessárias na melhor linha startup enxuta.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios
 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (2)

-
Queria entender qual tipo de empresa devo abrir para lançar um site de crowdfunding. E como é o processo de repasse do dinheiro para que não haja imposto, etc..
-
Armazenar
-
 Olá Diogo, Bom dia!

Obrigado pela sua participação no boletim!

Boletins especiais