Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


A diferença entre ser empreendedor e ser empresário

Edição: 09/2013

Apesar de normalmente serem palavras associadas à mesma coisa, na prática, há uma grande diferença entre esses dois perfis. Basicamente, ser empresário é uma profissão, enquanto ser empreendedor está muito mais ligado a uma postura, uma forma de ver o mundo.

Em termos gerais, o empresário é aquele que possui um ótimo conhecimento em técnicas de administração como planejamento e controle financeiro, marketing, vendas e gestão de pessoas. Porém, quantas empresas vemos que estão estagnadas há muito tempo, sem nenhuma perspectiva de crescimento?






Pois é, quando essa situação acontece e não existe a vontade de fazer algo novo, focando em gerar novas oportunidades, podemos dizer que o empresário não está sendo empreendedor.

Por outro lado, é bastante comum vermos pessoas fazendo a diferença, mesmo não tendo fundado a instituição que trabalham. Um ótimo caso é a história dos origami de toalha presentes em diversos cruzeiros pelo mundo.

Segundo a lenda (não há uma fonte oficial sobre essa história), enquanto todos da tripulação descansavam em uma das paradas do navio, uma camareira decidiu aproveitar a estadia e fazer um curso de como fazer animais de papel, através das técnicas de origami.

Quanto voltou ao navio, ela decidiu aplicar essas técnicas nas toalhas que deixava na cama dos hóspedes e passou a deixá-las dobradas no formato de diversos animais como: cisnes, macacos, cachorros, etc.

Surpresos com o simpático animal ao invés das tradicionais toalhas dobradas, os hóspedes acabavam deixando uma gorjeta muito maior para essa moça em comparação à média. Com o tempo, ela ensinou a técnica para as outras camareiras, que ensinaram para outras e hoje em dia essa é uma prática bem comum nesses navios de entretenimento.

Considerando o sorriso gerado nos clientes e o aumento na média das gorjetas das camareiras ao redor de todo o mundo, podemos ou não considerar esse como um comportamento empreendedor?

Fonte
Revista Exame

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (3)

-
gostaria de ter meu próprio negocio se posso trabalhar em casa. de preferencia pela internet. Poderiam me ajudar? obrigada. Atenciosamente,Beatriz.
-
Olá Beatriz, bom dia!

Obrigada por comentar. O SEBRAE/PR terá satisfação em auxiliar, pois dispomos de um estudo de carência bairro a bairro para Curitiba e Região metropolitana, facilitando na decisão de abrir um negócio. Agende agora mesmo um horário com um dos consultore do SEBRAE ligue 0800 570 0800.

Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br

Obrigada e boa sorte!
-
Muito bom, exemplo prática de que um bom empreendedor faz a diferença em sua empresa.
-
Olá Marineide, boa tarde!

Obrigada por comentar. Aproveite para conhecer os novos vídeos da coleção SEBRAE Pocket são mini aulas com dicas importantes para quem quer abrir ou já tem um empresa, acesse: bit.ly/135SnwK

Obrigada e boa sorte!
-
Sim com certeza, o empreendedorismo acontece na vida das pessoas a partir de atitudes para algo diferente. E foi isso. Fazer diferente também faz parte do empreendedorismo.
-
Olá Irene, bom dia!

Obrigada por comentar. Aproveite para conhecer os novos vídeos da coleção SEBRAE Pocket são mini aulas com dicas importantes para quem quer abrir ou já tem um empresa, acesse: bit.ly/135SnwK


Obrigada e boa sorte!

Boletins especiais