Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


Como monitorar a necessidade de capital de giro

Edição: 09/2013

Se pudéssemos fazer uma ‘autópsia’ nas pequenas e médias empresas que vão à falência, descobriríamos que a falta de capital de giro é a principal causa mortis. Empresas lucrativas, em muitos casos, sucumbem pela falta de planejamento do capital de giro. Por que isso acontece? A resposta não é simples, mas envolve a análise do ciclo operacional, que é subdivido em ciclos econômico e financeiro.



O ciclo econômico reflete o processo produtivo, da compra de insumos à venda dos bens e serviços. O financeiro, por sua vez, vai do pagamento da compra de insumos ao recebimento pelas vendas. O que os empresários esquecem é que um aumento de produção vai afetar primeiramente o pagamento dos insumos; e somente após todo o ciclo operacional, a empresa receberá pelo aumento de produção.

Portanto, a necessidade de capital de giro aumenta com o crescimento da produção e se a empresa não se planejar ela pode se estrangular financeiramente.

Um dos mais interessantes paradoxos da gestão financeira é o fato de que o sucesso empresarial pode causar a morte da empresa por causa do aumento da necessidade de capital de giro. Como se prevenir?

Monitorar os ciclos econômico e financeiro é fundamental. Eles não são afetados somente pelo crescimento, mas também pelos prazos médios de pagamento e recebimento. Embora o capital de giro não seja somente função do ciclo operacional, gerenciar as mudanças nos ciclos econômicos e financeiros é crucial para a sobrevivência da organização.

Para relembrar: o ciclo econômico pode ser medido pelo prazo médio de estocagem (PME); o financeiro é igual ao PME mais o prazo médio de recebimento e menos o prazo médio de pagamentos.

Fonte
Revista Exame

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Comentários (3)

-
Muito boa esta materia, gostaria de ajuda, pois trabalho com venda de roupas,ou seja,eu compro com cheuqe pre, depois vendo e preciso receber para pagar os cheques, entao nunca consigo ter um capital de giro, ja fiz microcredito mas não achei mto bom, ou nao soube usar direirto, pois dai fiquei com mais uma divida.agradeço desde já.
-
Olá Viviane, bom dia!

Obrigada por comentar. O SEBRAE/PR terá satisfação em auxiliar com ideias para o seu negócio, para isso, agende um horário com um dos nossos consultores ligando pra 0800 570 0800. Tenha um atendimento gratuito e personalizado.

Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor. Faça o teste agora mesmo e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br

Conheça os novos vídeos da coleção SEBRAE Pocket, são mini aulas com dicas importantes para quem quer abrir ou já tem um empresa, acesse: bit.ly/135SnwK


Obrigada e boa sorte!
-
Muito bem explorado este assunto! Muitos empresários acreditam que aumentar a produção é a solução do problema de capital de giro. Mas isso gera o que é conhecido como o efeito tesoura, no qual o aumento do ciclo econômico gera aumento no financeiro, o que em muitas da vezes a recuperação do capital de giro ou de obtenção do "fôlego financeiro" está na administração dessas duas variáveis! Ciclo Econômico x Ciclo Financeiro. E quando o assunto é dinheiro o melhor a fazer é acompanhar de perto as mudanças.
-
Olá Eliton, bom dia!

Obrigada por comentar. Aproveite para conhecer os novos vídeos da coleção SEBRAE Pocket são mini aulas com dicas importantes para quem quer abrir ou já tem um empresa, acesse: bit.ly/135SnwK


Obrigada e boa sorte!
-
gostaria que o Sebrae enviasse alguma planilha para eu me organizar, pois meu capital de giro de um ano pra cá se esgotou, e não vejo a curto prazo como recuperar o financeiro da empresa.
-
Olá Edmilson, bom dia!

Obrigada por comentar. Conheça os arquivos gratuitos do SEBRAE/PR, conteúdos empresariais para você utilizar no seu dia a dia. Acesse: bit.ly/14ZwDzd

Aproveite para descobrir qual é o seu perfil empreendedor. Faça o teste agora mesmo e descubra, acesse: www.perfildoempreendedor.com.br


Obrigada e boa sorte!

Boletins especiais