Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


3 dicas para levar a inovação a qualquer tipo de mercado

Edição: 09/2013

Levou algum tempo para que a inovação deixasse de ser tabu e passasse a ser mainstream. Hoje, todo e qualquer mercado está de portas e corações abertos para soluções novas, criativas e bem intencionadas. Em alguns deles, porém, esse pensamento ainda é incipiente. A dica é começar a jornada com uma mentalidade de “tábula rasa”, entendendo que aprender é parte do processo e evitando, assim, eventuais vieses involuntários.





1. Aproxime-se
É preciso entender como o mercado se comporta, se organiza e se posiciona. Nessa aproximação, vale o cuidado para não se apoiar em um único recorte do ecossistema, gerando uma inovação que em primeira instância se afirma, mas a médio e longo prazo se mostra insustentável.

2.Tenha um protótipo
Muitas vezes, achamos já ter a receita pronta, do começo ao fim, em nossas cabeças. É aí que mora o perigo. O ideal é começar devagarinho, fazendo protótipos e sentindo aos poucos as reações que indicarão caminhos mais ou menos prósperos. Uma boa inspiração é o Marshmallow Challenge, ou Desafio do Maschmallow, em tradução para o português.

3. Seja a mudança
A inovação disruptiva quase sempre enfrentará resistência e testará sua capacidade de tomar decisões difíceis e pouco convencionais. Essas barreiras são inevitáveis e devem ser vencidas com base na determinação e no propósito da transformação.

Fonte
Revista Exame

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais