Histórico

Mais votados

Cadastre-se

Preencha os campos abaixo para receber o Boletim do Empreendedor gratuitamente:


As autorizações essenciais para ter um negócio home-based

Edição: 09/2013

Além das autorizações obrigatórias como o contrato social ou requerimento de empresário e inscrição no CNPJ, ao abrir um negócio do tipo home-based, é preciso buscar informações sobre quais tipos de autorizações são necessárias, pois existem diversas restrições que podem surgir de acordo com a natureza do negócio pretendido.



Tanto a atividade de comércio quanto a de prestação de serviços deverá verificar a regra de zoneamento do município. Há zonas com classificação estritamente residencial, dentro do qual provavelmente haverá obstáculos para obtenção do cadastro de contribuintes mobiliários, o que inviabilizará a emissão de nota fiscal.

Para obter as informações se o imóvel é compatível com o ramo de atividade é preciso fazer uma consulta perante a Prefeitura da localidade onde se pretenda instalar o negócio. Além disso, deve-se observar se as atividades a serem desenvolvidas no local, respeitam a Lei de Zoneamento do Município. Importante frisar que a autorização da Prefeitura e posterior Alvará de Funcionamento são para o ramo de atividade a ser escolhido, e não para o imóvel.

Verificar a exigência dos conselhos de classe, como Conselhos Regionais de Farmácia, Fisioterapias, etc, ou seja, deve-se sempre certificar-se que o ramo de atividade a ser aberto não exige fiscalização direta do Conselho de Classe. Resumidamente:

- verifique permissão na convenção de condomínio, se for o caso;
- se permitido, verifique as restrições do local fazendo uma consulta perante a Prefeitura;
- consulte também a necessidade de obter um alvará de funcionamento; algumas atividades na área de prestação de serviços prescindem desse instrumento;
- se for profissão regulamentada, verifique o que diz seu órgão representativo da categoria.

Fonte
Revista Exame

 

Deixe seu comentário:









Digite este número...

O que você achou desta matéria?

Vote e ajude-nos a melhorar.



Os seu e-mail e o seu CPF não serão exibidos nos comentários. Eles serão guardados em nossa base para podermos atender você, cada vez melhor!

Boletins especiais