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6 ferramentas para facilitar a vida no trabalho

Edição: 10/2013

Falta de comunicação, baixa produtividade, desorganização? Selecionamos seis ferramentas que ajudam a resolver esses e outros problemas, tornando o dia a dia na empresa mais fácil e, de quebra, também mais descontraído. Confira:



ORGANIZAÇÃO DE TAREFAS

TRELLO - Um dos princípios da plataforma é fazer com que você nunca mais precise fazer aquela clássica pergunta: "Quem está fazendo o quê, mesmo?" Com o aplicativo, o usuário pode compor um mural na tela no tablet para reunir informações, colegas e tarefas referentes ao trabalho que está desenvolvendo. Além disso, dá para subir arquivos e compartilhá-los com qualquer pessoa. O serviço é gratuito e pode ser conectado a aplicativos da Google Apps – integrando e-mail, mapas e agenda, por exemplo. Há também uma versão empresarial – que custa de US$ 200 por ano – com ferramentas específicas para tarefas corporativas.

RUNRUN.IT - A plataforma ajuda a gerenciar a equipe, mantendo o fluxo de trabalho organizado e as tarefas priorizadas. Seu diferencial é integrar a gestão, o tempo de realização das tarefas e o desempenho dos funcionários. O RunRun.it facilita o feedback entre gestor e equipe e gera relatórios detalhados. “É possível ter uma visão clara de quais são os gargalos da empresa, saber como os funcionários estão gastando o tempo e reconhecer quem efetivamente está produzindo mais e melhor”, afirma Antonio Carlos Soares, co-fundador e CEO da RunRun.it. Até cinco usuários, o serviço é grátis. Acima disso, a empresa oferece outros quatro planos – o preço varia de R$ 40 a R$ 800, dependendo do número de interessados.

PRODUTIVIDADE E PROJETOS

MINDMEISTER - Com esse aplicativo, funcionários de vários lugares podem desenvolver juntos, um mesmo mapa mental, compartilhando ideias e sintetizando pesquisas e resultados. Assim, sobra mais tempo livre para que a equipe desenvolva soluções. “Com ele, consigo definir melhor o que fazer em cada parte do projeto. O aplicativo também me ajuda muito a fazer brainstorm”, afirma Eric Hayashi, co-fundador da synapseshub. O Mindmeister oferece três planos pagos – que variam de € 4,99 a € 14,99 mensais, dependendo da finalidade, da quantidade de usuários e das ferramentas que você quiser incrementar. Mas é possível fazer um teste grátis para conhecer a ferramenta.

DESKTIME - Permite saber - literalmente - quanto tempo você gasta em atividades improdutivas e o quanto isto pode afetar a empresa. O software analisa os movimentos do mouse do usuário, identificando os programas acessados. Os dados são enviados para um painel de controle, ajudando a mensurar a produtividade de cada um da equipe. “O Desktime serve como parâmetro para quem está em menor destaque evoluir. O gestor também pode exigir resultados maiores e criar uma competição produtiva interna saudável”, afirma Tomás Duarte, CEO da Trackscale e vice-presidente da Associação Brasileira de Startups. Dá para baixar uma versão demo para teste no site do Desktime ou optar pelo aplicativo gratuito - disponível para iOS e Android.

MURAL. LY - Espécie de mural interativo onde o gestor pode compartilhar post.its com a equipe. Também é um aliado para quem tem vários empreendimentos e sócios diferentes, já que ajuda a organizar anotações, recados e lembretes. “O Mural.ly aumentou muito a nossa produtividade porque a informação não se perde no tempo ou fica esquecido”, afirma Tomás Duarte, da Associação Brasileira de Startups. O serviço é gratuito – para utilizá-lo, basta se cadastrar no site.

INTEGRAÇÃO DE EQUIPES

YAMMER - É uma mistura de Facebook e Twitter corporativo, que permite o cadastro apenas de funcionários com e-mail vinculado ao domínio da empresa. O Yammer cria a possibilidade de comunicação entre pessoas de diferentes departamentos, que podem publicar fotos, arquivos e comentários, gerando uma troca de ideias e de sugestões. O serviço serve ainda como um espaço de descontração entre os funcionários, fora do e-mail corporativo ou dos chats privativos. O diretor também pode aproveitar a rede para enviar uma mensagem direta para um grupo determinado de funcionários – e eles, por sua vez, podem curtir, comentar e ter um canal mais acessível e direto com o chefe. A rede é gratuita, mas há também planos pagos com ferramentas específicas.

Fonte
Pequenas Empresas & Grandes Negócios

 

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Comentários (2)

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Olá gostei muito da matéria, estão de parabéns. Mas preciso da ajuda de vcs, tenho um petshop com banho e tosa e estou tendo dificuldades de implantar um sistema voltado para este empreendimento, ja achei alguns, mas não me ajudaram, por serem caros e pela dificuldade de alimentação do programa... Existe um programa mais pratico e facil para o meu ramo???? Obrigado.
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Olá Alexandre, bom dia!

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Obrigada e boa sorte!
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Gostaria de obter mais informação sobre o YAMMER, achei interessante este sistema, acho que irá ajudar muito com a comunicação com os colaboradores da Empresa
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Olá Edmilson, boa tarde!

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